Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Pelo Corinthians, argentino foi campeão paulista em 2025

O Inter confirmou nesta quarta-feira (24) a contratação de Ramón Díaz como novo treinador da equipe. O técnico argentino, de 66 anos, chega para substituir Roger Machado, demitido após a derrota no Gre-Nal 448 do último domingo (21), pelo Brasileirão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Antes favorito, Luis Zubeldía deixou de ser opção para o Colorado. O ex-técnico do São Paulo recebeu uma proposta para dirigir a seleção peruana e não avançou nas conversas com a direção do Inter.
Díaz estava sem clube desde 24 de agosto, quando deixou o Olímpia. Esteve à frente do tradicional clube paraguaio por pouco tempo: entre a vitória na estreia, contra o Atlético Tembetary, e a derrota para o General Caballero, foram apenas 38 dias na casamata da equipe de Assunção. Neste período, completou apenas sete jogos, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Antes disso, passou pelo futebol brasileiro, entre julho de 2023 e abril deste ano, com trabalhos no Vasco e no Corinthians.
A chegada do argentino ocorre em meio à necessidade do Inter de reagir na temporada. Sob o comando de Roger, o Colorado disputou 73 partidas, com 34 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, além da conquista do Campeonato Gaúcho de 2025. No entanto, a sequência de sete derrotas em dez jogos e a derrota no clássico foram determinantes para a troca no comando.
Díaz deve ser apresentado oficialmente nos próximos dias, acompanhado de outros quatro profissionais: seu filho e assistente direto, Emiliano Díaz, um segundo assistente, um analista de desempenho e o preparador físico brasileiro Diego Pereira.
O primeiro desafio será recuperar o desempenho da equipe no Brasileirão. O próximo compromisso do Colorado é contra o Juventude, no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no sábado (27), às 18h30min.
Conheça
Ramón Díaz tem carreira consolidada no futebol sul-americano. Heptacampeão argentino, seis vezes pelo River Plate e uma pelo San Lorenzo, o técnico também dirigiu o Independiente em sua terra natal. Pelo River conquistou seu maior título: a Copa Libertadores de 1996. Fora da Argentina, tem passagem pelo futebol mexicano, saudita, inglês e emiradense, além de trabalhos em clubes e na seleção do Paraguai.
No Brasil, destacou-se no Vasco em 2023, quando assumiu a equipe em situação crítica no Campeonato Brasileiro. O clube tinha apenas nove pontos e era dado como rebaixado, mas sob o comando do argentino reagiu, venceu confrontos diretos e terminou fora da zona de rebaixamento. Ele continuou no comando da equipe carioca no ano seguinte, quando amargou eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do estadual. No dia 27 de abril, foi demitido após goleada sofrida contra o Criciúma, por 4 a 0, encerrando seu ciclo no comando do Vasco com 50,4% de aproveitamento, após 41 jogos.
Em julho, foi anunciado como novo técnico do Corinthians e novamente mostrou capacidade de recuperação. Pegou o time em turbulência, levou à pré-Libertadores e, em 2025, conquistou o Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. No clube paulista, teve aproveitamento de 59,8% em 59 partidas, com 30 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. Foi demitido no dia 17 de abril, 21 dias após a conquista do Paulistão, com quatro pontos nas quatro primeiras partidas do Brasileirão. Antes da final estadual, havia sido eliminado na fase preliminar da Libertadores, pelo Barcelona do Equador.