Ramón Díaz é anunciado como o novo técnico do Inter

Ramón Díaz é anunciado como o novo técnico do Inter

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Pelo Corinthians, argentino foi campeão paulista em 2025

O Inter confirmou nesta quarta-feira (24) a contratação de Ramón Díaz como novo treinador da equipe. O técnico argentino, de 66 anos, chega para substituir Roger Machado, demitido após a derrota no Gre-Nal 448 do último domingo (21), pelo Brasileirão.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Antes favorito, Luis Zubeldía deixou de ser opção para o Colorado. O ex-técnico do São Paulo recebeu uma proposta para dirigir a seleção peruana e não avançou nas conversas com a direção do Inter.

Díaz estava sem clube desde 24 de agosto, quando deixou o Olímpia. Esteve à frente do tradicional clube paraguaio por pouco tempo: entre a vitória na estreia, contra o Atlético Tembetary, e a derrota para o General Caballero, foram apenas 38 dias na casamata da equipe de Assunção. Neste período, completou apenas sete jogos, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Antes disso, passou pelo futebol brasileiro, entre julho de 2023 e abril deste ano, com trabalhos no Vasco e no Corinthians.

A chegada do argentino ocorre em meio à necessidade do Inter de reagir na temporada. Sob o comando de Roger, o Colorado disputou 73 partidas, com 34 vitórias, 20 empates e 19 derrotas, além da conquista do Campeonato Gaúcho de 2025. No entanto, a sequência de sete derrotas em dez jogos e a derrota no clássico foram determinantes para a troca no comando.

Díaz deve ser apresentado oficialmente nos próximos dias, acompanhado de outros quatro profissionais: seu filho e assistente direto, Emiliano Díaz, um segundo assistente, um analista de desempenho e o preparador físico brasileiro Diego Pereira.

O primeiro desafio será recuperar o desempenho da equipe no Brasileirão. O próximo compromisso do Colorado é contra o Juventude, no Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no sábado (27), às 18h30min.


Conheça

Ramón Díaz tem carreira consolidada no futebol sul-americano. Heptacampeão argentino, seis vezes pelo River Plate e uma pelo San Lorenzo, o técnico também dirigiu o Independiente em sua terra natal. Pelo River conquistou seu maior título: a Copa Libertadores de 1996. Fora da Argentina, tem passagem pelo futebol mexicano, saudita, inglês e emiradense, além de trabalhos em clubes e na seleção do Paraguai.

No Brasil, destacou-se no Vasco em 2023, quando assumiu a equipe em situação crítica no Campeonato Brasileiro. O clube tinha apenas nove pontos e era dado como rebaixado, mas sob o comando do argentino reagiu, venceu confrontos diretos e terminou fora da zona de rebaixamento. Ele continuou no comando da equipe carioca no ano seguinte, quando amargou eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do estadual. No dia 27 de abril, foi demitido após goleada sofrida contra o Criciúma, por 4 a 0, encerrando seu ciclo no comando do Vasco com 50,4% de aproveitamento, após 41 jogos.

Em julho, foi anunciado como novo técnico do Corinthians e novamente mostrou capacidade de recuperação. Pegou o time em turbulência, levou à pré-Libertadores e, em 2025, conquistou o Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. No clube paulista, teve aproveitamento de 59,8% em 59 partidas, com 30 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. Foi demitido no dia 17 de abril, 21 dias após a conquista do Paulistão, com quatro pontos nas quatro primeiras partidas do Brasileirão. Antes da final estadual, havia sido eliminado na fase preliminar da Libertadores, pelo Barcelona do Equador. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM deve abrir loja física em shopping de Santa Maria em outubro Anterior

Inter-SM deve abrir loja física em shopping de Santa Maria em outubro

Jogador de futsal da região lança Centro de Treinamentos Próximo

Jogador de futsal da região lança Centro de Treinamentos

Esportes